12 de julho de 2010

de fé

"A amizade é um amor que nunca morre".

É mesmo, Mário Quintana? Ou o ser humano deturpou até o sentido dessa palavra? O dicionário é claro e objetivo: "Afeição recíproca entre dois entes". Recíproca, entendeu? O amor deve vir das duas partes, deve haver um fluxo e um contra-fluxo de consideração e confiança. Eu não sei se é apenas uma fase, mas eu sinto que fiz menos amizades nesses últimos anos do que pensava. Parece que as boas e poucas ainda são as mais antigas... Não consigo mais considerar alguém que conheço há um ano e meio um amigo. Até porque as situações que atestariam pra sempre como verdadeira a amizade nem puderam acontecer. Talvez eu tenha me precipitado demais. Tem gente que não liga pra dicionário, ainda menos pra Mário Quintana. Eu não vou exigir que sintam da mesma forma que eu. Mas também não exijam que eu os chame de amigos. Porque meu querido colega, amizade é algo forte, e é pra sempre. É tão, mas tão forte, que acredito ser junto com nossa família o pedaço mais importante de nossas vidas. Não vou ficar chateada se você não me considera o pedaço mais importante da sua vida, fica tranquilo. Mas não exija que o meu tempo e minha atenção sejam voltados pra você por tanto tempo. O resto da vida é muito, e eu não quero gastá-lo com quem não me quer por perto da mesma maneira que eu o quero. Amizade é conforto, além de tudo. E se a gente nem se diverte mais, se eu já não faço mais parte do seu dia triste, ou alegre, ou cinza, ou de verão, a gente não vale mais a pena. A nossa amizade era só um passatempo, uma conveniência para não se estar sozinho. E eu odeio conveniências. Desculpe se eu for cruel, ou simplesmente for te esquecendo. Acredite, você já me esqueceu há muito tempo. E o mais importante: esqueceu de nós. Um bom dia sincero me interessa. Sua falta de vontade de ficar ao meu lado já não faz falta e nem me completa. Pelo contrário, consome.


"Eu tenho muitos amigos, tenho discos e livros
mas quando eu mais preciso, eu só tenho você..."

Um comentário:

  1. Concordo com todo o raciocínio. Definição perfeita de como funcionam as amizades e a importância que deve ser dada.

    ResponderExcluir